Evitrinne Amor à Saúde: Sumos: um doce veneno

domingo, 29 de junho de 2014

Sumos: um doce veneno

Na última década tem-nos chegado a informação, pelo meios de comunicação social, de que os sumos são boas fontes de vitaminas. Mas não é o caso e, pelo contrário, apresentam vários malefícios provados cientificamente. 

Não podemos negar que, desde que chegou a industrialização dos alimentos, surgiram muitas doenças até então pouco existentes, como a diabetes, o cancro, a obesidade, doenças cardiovasculares, etc., e claro, em causa estão esses alimentos, que nunca existiram antes, mas que prometem saúde. 

Os sumos de pacote ou os sumos naturais são ambos um malefício para a nossa saúde. Parece estranho, pelo menos quanto aos naturais, mas depois de uma breve explicação é fácil compreender. 

A fruta existe para ser ingerida inteira, e é muito saudável. É constituída por muitas vitaminas e nutrientes, incluindo a fibra. Mas a fruta tem uma substância chamada frutose. Todos sabemos o que é e pensamos que é saudável, mas não é bem assim. 

A frutose é um açúcar e que isolado é muito prejudicial à saúde e que causa danos no fígado como se fosse gordura e mesmo álcool. É um açúcar e engorda. A frutose para não ser prejudicial ela tem de ser acompanhada da fibra que ajuda o organismo a digerir bem a frutose. Por este motivo deve-se comer a fruta inteira, porque a fibra está na casca, na película dos gomos da laranja, na semente da uva, etc. E não adianta colocar a casca ou a semente na máquina de sumos, porque quando a fibra é triturada a sua estrutura molecular é destruída, e a fibra deixa de existir. Ela foi destruída. 

Para além destes malefícios, com a entrada dos sumos na nossa alimentação, deixamos de mastigar, e o acto simples de mastigar faz toda a diferença numa boa digestão (a digestão começa pela boca), pois permite que o cérebro seja avisado que o organismo está saciado. 

Os sumos de pacote tem o mesmo problema, e ainda é-lhes acrescentado outros: químicos, conservantes, corantes, etc., substâncias estranhas ao nosso organismo e por isso maléficas e que causarão as mais variadas doenças que já referi acima. 

Quando era criança, os produtos industrializados não eram uma epidemia como hoje, e raramente entravam em minha casa. Eles não me fizeram falta, assim como não fizeram falta às gerações anteriores. A obesidade apareceu, os casos de cancro e diabetes aumentam a cada dia, e novas doenças vão surgindo. Estamos a viver mais tempo porque a medicina vai remediando a vida, mas estamos a viver pior, cheios de problemas de saúde física e emocional. Vamos alimentar-nos bem, de forma natural, para termos uma vida longa e com saúde. 

Fonte Principal: 
Dr. Lair Ribeiro: Sumos de fruta não fazem bem à saúde.

4 comentários:

  1. Excelente blog,parabéns! Já agora gostaria de saber um pouco mais sobre os sumos com couves ou green smoties, que agora estão tão na moda. Já li que não se deve misturar fruta com couves, ou misturar frutos secos ou sementes nestes sumos, já li que estes sumos são uma carga demasiada para os intestinos, mas também já li que seriam o pequeno almoço ideal. Com tanta controvérsia, gostaria de ler alguma coisa mais especifica sobre este assunto...será possivel ajudar-me a ficar mais esclarecida?
    Obrigada
    Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito Obrigado Susana!
      Pessoalmente não adiro aos sumos detox. Não é algo que tenha estudado ainda, mas sim, tenho uma opinião sobre o assunto. Por um lado tem a questão das fibras como explico no artigo. A fibra desaparece quando se tritura o alimento. Por outro lado, não concordo que substitua uma refeição uma vez que não tem sólidos, ainda mais se for uma medida adoptada a longo prazo. Para se ter um organismo saudável necessitamos de mastigar para iniciar o processo da digestão e os sumos dificultam esse processo. Contudo, comer fruta (salada de fruta) com sementes por cima será sim uma boa opção pela manhã. Vai mastigar, vai despertar e acelerar o metabolismo, e vai nutrir o organismo. Eu diria para optar pelos sólidos. E tem a questão da mistura como refere. Não se deve misturar fruta com outros alimentos. A fruta deve ser consumida antes das refeições (e de outros alimentos) para não fermentar no estômago. O processo digestivo da fruta é diferente dos restantes alimentos, por isso não convém misturar. Já agora aconselho a beber água em jejum (veja o artigo que publiquei hoje sobre a água) e só depois tomar o pequeno-almoço. Pode sempre colocar umas gotas de limão na primeira água do dia para alcalinizar o organismo. Veja o artigo que publiquei: Um bom pequeno-almoço: como deve ser? Tem algumas opções saudáveis. Se tiver mais alguma dúvida esteja à vontade para partilhar aqui. Vou pesquisar mais sobre este assunto e se reunir dados importantes escreverei um artigo sobre a sua questão. Muito obrigado pela sua participação! E seja bem vinda!

      Eliminar
  2. Não sabia disso. Aguçaste-me o apetite para fazer uma pesquisa profunda sobre isso. Até é bom visto que sou aluna de ciências ;)
    http://chanelsclassygirl.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Catarina pelo comentário! Fico feliz que o artigo te tenha inspirado. É esse o meu objectivo, inspirar as pessoas a ter mais saúde e a conhecerem mais sobre o assunto. Boa pesquisa! Se quiseres, partilha a tua pesquisa aqui :) Bem vinda!

      Eliminar