O plástico é um material muito usado no nosso dia a dia por ser um material barato e fácil de usar. Mas existe um grande problema que lhe está associado: xenoestrógenos.
Xeno, vem da palavra grega que significa estrangeiro. Estrógeno está associado ao estrogénio, a hormona feminina, por lhe ser idêntica, mas não igual. Resumindo, é uma substância que não nos pertence, e como tal, se entrar no corpo humano provoca danos.
As consequências mais comuns desta substância na mulher é o cancro, infertilidade, quistos, etc. Nos homens é o cancro da próstata (porque é uma substância essencialmente idêntica à feminina, e o cancro da próstata está associado a um declínio da testosterona e um aumento do estrogénio), e à diminuição dos espermatozóides.
Quando é prejudicial? Esta substância entra no nosso organismo quando o plástico atinge temperaturas quentes. Quando em contacto com o calor (copos de café; água de garrafa de plástico aquecida pelo sol ou temperaturas ambientais altas, etc.) esta substância é libertada para o alimento, e do alimento entra no nosso organismo.
Para além do cancro, outra consequência do xenoestrógeno é o excesso de peso: esta substância engorda (causa celulite e retenção de líquidos) já que é uma substância semelhante à hormona feminina.
Recomendações: Prefira as garrafas de vidro para transportar água; beba café nas chávenas normais; e não use plásticos no micro-ondas.
Sem comentários:
Enviar um comentário