Feng Shui: Feng (vento) Shui (água), é uma técnica milenar desenvolvida pelos chineses que procura a harmonia entre o ser humano e os elementos da natureza (água, terra, metal, madeira e fogo) através do equilíbrio entre Yin (passiva, feminina, nocturna, fria e escura, representada pela cor negra) e Yang (activo, masculino, diurno, quente, luminoso e representado pela cor branca), duas energias opostas entre si, mas que em equilíbrio proporcionam harmonia.
Esta harmonia proporcionada pelo equilíbrio procurado no Feng Shui é aplicada nas mais variadas formas da vida: alimentação, saúde, trabalho, casa, decoração, família, jardins, cidades, música, etc.
Chi: Tudo e todos somos influenciados por energias positivas e negativas. Esta prática trabalha essas energias (o Chi) de forma a conservar as forças positivas e a redireccionar as forças negativas.
Na prática, esta técnica tem de ser realizada por um especialista. Esta pessoa tem de ter sensibilidade e/ou técnicas adequadas para sentir e visualizar as vibrações energéticas. No entanto existem pequenas informações que podemos colocar em prática no nosso dia a dia.
Algumas noções para a nossa casa:
EXTERIOR DA CASA: a nossa casa deverá ser construída num terreno que torne possível ter um jardim. O Jardim apresenta um energia mais Yang que ajuda a equilibrar a energia mais Yin da casa.
INTERIOR DA CASA:
- Deve ser organizada de forma a oferecer espaço suficiente para uma livre circulação das pessoas e que a energia flua com facilidade.
- Deve ser organizada de forma a oferecer espaço suficiente para uma livre circulação das pessoas e que a energia flua com facilidade.
- Evite os mobiliários de metal que atraem as energias electromagnéticas, e dê preferência a materiais naturais como a madeira.
- Evite objectos eléctricos no quarto como a televisão e o computador. Se os tiver cubra-os com um pano preto durante a noite para neutralizar as energias magnéticas que emitem mesmo estando desligados.
CORES:A natureza é repleta de cores, e cada uma delas tem um impacto diferente no nosso bem estar. Se a natureza influência a nossa disposição, é natural que as cores usadas nas nossas casas tenham o mesmo efeito. Em cada divisão temos a preocupação na escolha do mobiliário que melhor se adapte à sua funcionalidade, e essa mesma importância deve ser dada à escolha das cores para cada funcionalidade, tendo em conta o seu impacto nas tarefas do nosso dia a dia.
Divisões para trabalho / estudo
Para este tipo de divisões é importante a utilização de cores que nos enalteçam a concentração, a criatividade e prosperidade.
Cores: amarelo e tons de azul mais escuro.
Divisões de descanso e meditação
Nestas divisões procuramos energias que transmitam harmonia, tranquilidade e paz.
Cores: Tons de azul claro, verde.
Outras cores:
Vermelho - cuidado com o uso excessivo desta cor por ser uma cor muito forte. Pode estimular em demasia a energia e causar irritabilidade e insónia. Use-a apenas em pequenos detalhes.
Cinza - por ser uma cor demasiado neutra e mesmo triste deverá ser usada da mesma forma que o vermelho: apenas em alguns elementos.
Preto: apesar de ser considerada uma cor elegante, no que toca a decoração poderá ser uma cor demasiado sombria. Usá-la apenas em pequenos detalhes.
Branco: cor da pureza, da paz e da limpeza. Boa para casas de banho e cozinhas combinada com outras cores para evitar criar ansiedade.
Sem comentários:
Enviar um comentário