É do nosso conhecimento que o azeite é um dos melhores alimentos do mundo pelas suas características benéficas: anti-inflamatório, previne Alzheimer, reduz o colesterol, beneficia a comunicação entre os neurónios, previne o cancro da mama, etc., essencialmente por ser rico em ómega 9 (ácido oleico).
Como já referi noutras publicações (Imunidade / Obesidade), o nosso organismo necessita de gordura, porque nós nascemos com gordura no nosso corpo. Mas necessitamos de boa gordura e não da má que nos prejudica, e uma das melhores fontes dessa mesma gordura boa é o azeite de oliva.
CARACTERÍSTICAS DE UM BOM AZEITE: O azeite para ser benéfico para o organismo ele precisa ter algumas características essenciais:
- prensado a frio,
- extra-virgem,
- tem de ser em garrafa de vidro,
- e o vidro tem de ser escuro.
Isto porque o azeite é sensível à luz e ao calor que o fazem oxidar e perder as suas características.
Não usar azeite de caixa de metal uma vez que liberta metais pesados para o azeite.
COMO CONSUMIR: o ideal é consumi-lo frio, sem aquecimento, uma vez que perde propriedades com o calor. Bom para regar saladas ou a comida já pronta. Também pode-se cozinhar com azeite, mas para fritar é melhor utilizar o óleo de coco, uma vez que este não fica trans com o calor.
IMPORTANTE: cuidado com o azeite que, embora pareça azeite, tem no rótulo outros produtos, como soja ou milho, ainda por cima transgénicos. Isto não é azeite e não tem as características do azeite. Estes óleos são considerados gorduras prejudiciais à saúde. São anti-nutrientes. (Esta mistura de produtos numa garrafa de azeite é permitida em alguns países e ainda assim continuar a ser chamado de azeite).
Quem não tiver acesso a azeite de qualidade, poderá consumir abacate que tem as mesmas propriedades. E para cozinhar use óleo de coco.
Quem não tiver acesso a azeite de qualidade, poderá consumir abacate que tem as mesmas propriedades. E para cozinhar use óleo de coco.
Sem comentários:
Enviar um comentário