Evitrinne Amor à Saúde: Reflexões

sábado, 1 de novembro de 2014

Reflexões


Partilhando reflexões:

O que é a felicidade? Todos queremos ser felizes. Mas saberemos nós o que é a felicidade? Já a vivemos em alguma altura das nossas vidas? Quando se pergunta a alguém se é feliz as respostas são quase sempre as mesmas: "Vou sendo"; "Tem dias"; etc. Mas penso que todos nós já vivemos momentos que realmente nos preencheu, onde nos sentimos bem, em paz, onde nada nos preocupa, momentos realmente felizes. E não seria bom multiplicar esse momento e torná-lo no nosso dia a dia? O que nos impede?

Escutando a consciência: Na minha opinião grande parte de nós não tem a verdadeira consciência do que é necessário para termos uma vida plena. O ser humano vai vivendo um dia de cada vez, arrastando e camuflando os problemas, e adiando a felicidade. Adiar aquilo que realmente importa. Mas o que importa? Penso que só ouvindo a nossa consciência encontraremos a resposta. 

Saúde física, mental e espiritual: Trate-se de saúde física, ou mental ou mesmo espiritual, nenhuma funciona a 100% sozinha. Todas têm de estar em harmonia. A mente tem de se ajustar ao físico e ao espiritual e vice versa. Se eles não estão de acordo, dá origem ao conflito interior. 

A saúde mental depende, quase na totalidade, da saúde física assim como da espiritual. Quem não tem uma vida espiritual (e não digo religiosa - são coisas diferentes) terá mais dificuldades em ter uma vida plena. Fisiologicamente falando, sabe-se hoje, que grande parte dos problemas mentais tem início no mau estilo de vida, na má alimentação e nos maus pensamentos. 

Aquilo que comemos, aquilo que pensamos, o que fazemos, o que lemos, o que vemos, o que amamos, o que escutamos, etc.... tudo tem influência no nosso bem estar, no nosso equilíbrio. E tudo influencia o próximo. Tudo tem consequências para nós e para o próximo. Assim concluímos que a mudança começa em nós. Tudo o que resolvemos fazer é o ponto de partida para algo. Só nos resta saber o que queremos que seja esse algo. 

Vamos fazer boas escolhas, conscientes, e assim seremos a mudança que queremos ver no mundo (Ghandi). 


Artigos Relacionados:
Consciência: o caminho para a felicidade
Pensamento: a origem do sofrimento
Meditação: Uma entrada para a harmonia
Libertando-nos


Sem comentários:

Enviar um comentário