Evitrinne Amor à Saúde: Prato Ideal

sábado, 29 de novembro de 2014

Prato Ideal

A nossa alimentação é a base da nossa saúde: Para fornecermos todos os nutrientes necessários ao bom funcionamento do nosso organismo temos, não só evitar "alimentos" prejudiciais, como ingerir alimentos que nutram as nossas reais necessidades. 

Qualidade ou quantidade? Muitas pessoas tem dificuldade em preparar refeições saudáveis, acabando por ingerir nutrientes a menos, ou ingerir maus alimentos, mas em menor quantidade. Isto porque nem sempre focam-se na saúde, mas apenas na quantidade com o intuito de emagrecer. Relacionam baixo peso a saúde, mas não é assim que funciona e pode-nos trazer muitos danos à saúde. E como digo sempre: A beleza é uma consequência da saúde. 


As nossas escolhas devem-se basear nas nossas necessidades: 

  • Alimentos ricos em nutrientes
  • Alimentos integrais e sem glúten (arroz integral, quinoa....)
  • Alimentos ricos em água e oxigénio (legumes e verduras cruas)

Prato ideal:

  • Deve conter, pelo menos, metade de legumes crus - os alimentos crus contêm mais nutrientes e oxigénio disponibilizando mais alcalinidade ao nosso organismo.
  • Um proteína de qualidade - escolher maioritariamente peixe que funciona como anti-inflamatório (é rico em Ómega 3, uma necessidade diária do nosso organismo para equilibrar com o Ómega 6), ou ovos.
  • Hidratos de qualidade em pequena quantidade - escolher maioritariamente arroz integral ou quinoa e alguma leguminosa. Estes hidratos devem ser colocados de molho ou mesmo germinados para eliminar anti-nutrientes que possam ter e aumentar o seu valor nutritivo e alcalinização. 

Escolha uma alimentação variada. Tente escolher legumes e verduras diferentes para adquirir todos os nutrientes necessários. Compre hoje uma variedade, e amanhã outra. Quanto mais variar, mais variedade de nutrientes disponibiliza ao seu organismo.

Antes de cada refeição lembre-se de beber pelo menos um copo de água. Se tiver sede durante a refeição tente beber chá. E se acha que não costuma ficar satisfeito com uma simples refeição, comece por uma sopa de legumes, mas sem hidrato. Lembre-se que basta um hidrato por refeição, e misturar prejudica a saúde. 

Artigos Relacionados:

Sem comentários:

Enviar um comentário