Evitrinne Amor à Saúde: Dormir com saúde

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Dormir com saúde

Se na época das cavernas dormia-se cerca de 11 a 12 horas, actualmente dorme-se 6 ou 7 horas e, grande parte das vezes, com o sono interrompido. Dorme-se pouco e com pouca qualidade.

Se dormir bem é uma das bases para se ter saúde, então vale a pena investir no sono.

Investir no Sono:
  • Antes de ir para a cama uma a duas horas, reduza a intensidade da luz em sua casa para avisar o cérebro de que a noite chegou. Assim o cérebro adapta-se e prepara-se para uma noite de sono.
  • Tente ir para a cama cedo o suficiente para não se preocupar com a hora de levantar. Se for muito tarde e tiver de levantar-se cedo, vai adormecer com isso na cabeça e poderá não relaxar o suficiente para ter um sono reparador.
  • Não coma antes de ir para a cama. Deixe passar a hora da digestão (pelo menos 2 horas). Se tiver fome meta uma colher de mel à boca, ou algo leve, o suficiente para retirar a fome. A digestão não permite o corpo "desligar". Até pode dormir, mas a hormona do crescimento, que nos mantém saudáveis, não é activada porque o corpo está a trabalhar. 
  • a hormona do crescimento, activada num sono reparador, é também responsável por transformar a gordura em músculo, e eliminar o stress causado durante o dia.
  • Durma no escuro total. Ter uma luz, por mais pequena que seja, não permite a hormona do crescimento activar, porque vai ter micro despertares e não obtém o descaso profundo que deveria.
  • Se não gostar de adormecer no escuro, existem aparelhos que desligam após uns minutos. Quando ele desligar você já está a dormir e não sente falta da luz.
  • Durma confortável. Invista num colchão e almofada confortáveis. A almofada deve ficar pelo pescoço. Se abranger as costas não permite o relaxamento da coluna.
  • Adormeça a pensar ou imaginar naquilo que mais gosta. O seu sono será mais tranquilo. 
  • Se você dorme bem não se vai levantar de madrugada para ir à casa de banho. Mas se você o faz, evite ligar a luz porque interrompe o ciclo do sono e o organismo terá de recomeçar o processo novamente. Tenha uma lanterna ao lado da cama para o fazer e com uma luz fraca. 
  • Evite aparelhos eléctricos no seu quarto, mas se os tem desligue-os da ficha, mesmo que seja um simples candeeiro. Porque mesmo desligados, se estiverem ligados à corrente, esta forma uma corrente eléctrica no quarto e perturba o ciclo do sono.
Outras dicas:
  • Acorde mais cedo 10 minutos para se preparar com calma para sair. Pode perder 10 minutos de sono, mas esses 10 minutos vão-lhe oferecer relaxamento para o resto do dia. Porque se já sai de casa cheio de pressa isso cria stress no seu organismo, que durará o dia todo. O dia começa de manhã. Acorde e tome o pequeno almoço com calma e receberá a recompensa desse relaxamento durante o dia todo. E isso irá reflectir-se no sono da noite.
  • Exercite-se. Fazer exercício faz-nos gastar a energia física e acalmar a energia mental já que faz despertar a serotonina. A serotonina dá-nos mais boa disposição e faz-nos dormir melhor.
  • Alimente-se bem. Uma boa alimentação dá os nutrientes suficientes ao organismo e este responderá de acordo com as necessidades do dia. Lembre-se que até para dormir o organismo necessita de ter saúde. 
  • Descubra a meditação na sua vida. A meditação permite-nos conhecer-nos e assim saberá do que necessita para se sentir melhor. 

Quantas horas devemos dormir?

Cada pessoa é uma pessoa. Há pessoas que necessitam de dormir 10 horas, outras apenas 8 ou 9. 
Por exemplo, os adolescentes sentem-se bem a dormir 11 ou 12 horas devido às hormonas e ao crescimento e desenvolvimento que estão a viver.  
Uma pessoa de mais idade normalmente dorme menos tempo. 

Como saber se estou a dormir o necessário?
  • Se ao acordar sentir-se revigorado, cheio de energia. 
  • Se a cama, quando se levantar, não estiver remexida. Quanto mais arrumadinha estiver a cama, mais qualidade terá tido o seu sono. 
  • Se não andar cansado o dia todo. Embora se recomende sempre uma sesta depois do almoço para restaurar as enzimas e revigorar as energias. 
Cuide da sua saúde e ela recompensa-o com saúde e bem estar. 

Artigos Relacionados:

2 comentários:

  1. Olá Andreia, gostei do seu blog e principalmente do conteúdo. Parabéns!
    Fernanda.
    www.escolhainteligente.com

    ResponderEliminar