Evitrinne Amor à Saúde: Soja: Como consumi-la?

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Soja: Como consumi-la?


Soja vendida nos supermercados: É muito comum vermos nas prateleiras do super mercado muitos produtos à base se soja. Mas a soja, tal como se vende nos supermercados, é prejudicial à saúde:
  • Interfere na absorção de nutrientes por parte do organismo como a proteína, inibindo a tripisica e estimula problemas pancreáticos e, o organismo começa a exigir mais vitamina B12 e Vitamina D desenvolvendo, a longo prazo, hipotireoidismo. 
  • Contém ácido fítico que absorve cálcio, magnésio, ferro, cromo e zinco do organismo. 
  • Tem anti-nutrientes.
  • Tem inibidores enzimáticos. Já aqui falei da importância das enzimas no nosso organismo. 
  • Pode gerar desequilíbrios hormonais porque tem fito-estrogénios, semelhante ao estrogénio da mulher. Pode gerar problemas sobretudo em crianças e homens. 

Consumo de soja pelos Orientais: Muitas pessoas afirmam que é uma boa opção dizendo que é um alimento consumido pelos orientais. Mas os orientais consomem a soja de uma forma particular: soja fermentada, muito benéfica à saúde, sobretudo na saúde da mulher.


O que é soja fermentada?
O feijão de soja passa por um processo de fermentação. É colocado em barris de cedro e deixado a fermentar durante 1, 2 a 3 anos. esta fermentação destrói todos os anti-nutrientes e as toxinas da soja e faz enaltecer os seus benefícios. 


Sendo os mais conhecidos e benéficos, o miso, natto e o tofu. Existem outros como o tempeh e o molho de soja, mas é preciso ter cuidado, porque são ricos em sódio. 

Qual o melhor miso?
Quanto maior a fermentação mais saudável se torna o alimento, porque destrói a toxidade e aumenta os efeitos benéficos. 
Existem misos onde acrescentam outros cereais, como cevada. Pessoalmente não recomendo. Não tem os mesmos benefícios, porque os benefícios que desejamos são os da soja. O miso que consumo tem 3 anos de fermentação e é apenas de soja. 


Como consumir o miso?
O miso para ser benéfico não pode ser cozinhado porque perde as qualidades. Então deve-se primeiro servir a sopa e colocar uma colher de sobremesa de miso e disolvê-la na sopa já servida. É necessário conter um pouco o sal na preparação da sopa, porque o miso é, por si só, rico em sódio. 


O tofu é uma boa opção para substituir a carne, por exemplo, normalmente usado por vegetarianos, mas é preciso alguma moderação com este produto uma vez que é de uma fermentação muito leve. 


Soja transgénica: 
É necessário ter em atenção a proveniência da soja. Porque grande parte da soja comercializada é proveniente dos EUA ou do Brasil e esta é transgénica, causando muitos problemas de saúde. Prefira soja proveniente do Oriente (Japão por exemplo). 


Benefícios da soja fermentada:
  • Boa fonte de proteínas
  • Uma boa aliada contra osteoporose
  • Alivia os sintomas da TPM (tensão pré-menstrual)
  • Alivia os sintomas da Menopausa
  • Aumento do Colágeno, evitando o envelhecimento precoce da pele
  • Por ser um produto fermentado, aumenta a qualidade da flora intestinal, por conter bactérias boas para o intestino.

Artigos Relacionados:

1 comentário:

  1. Nunca experimentei mas qualquer dia tenho de o fazer!
    E já agora temos post novo no blog, já te seguimos, se quiseres seguir de volta…
    Xoxo, http://hashtagwwgu.blogspot.pt/

    ResponderEliminar