Evitrinne Amor à Saúde: Tem Excesso de Peso? Confira 6 falsos produtos ditos saudáveis

domingo, 20 de julho de 2014

Tem Excesso de Peso? Confira 6 falsos produtos ditos saudáveis

Uma boa parte da população tem excesso de peso e, depois de tanto esforço questionam-se: porquê? 

Na verdade a resposta é simples: porque existem muitos falsos bons alimentos e que nos aparecem como saudáveis, prometendo-nos saúde. 

Verifique os 7 alimentos que estão a prejudicar o seu peso e a sua saúde:

  • Sumos de fruta naturaisPois, os sumos naturais engordam. Porquê? O problema não está na fruta (ela é saudável), o problema está no acto de fazer o sumos (espremer a fruta ou colocá-la na máquina de sumos) que destrói a molécula da fibra. Assim sendo, fica apenas com a frutose (açúcar) e engorda, sem a fibra que a ajuda a digerir e sem provocar danos.  
  • Cereais processados e Barras de cereais: Na realidade estes estão cheios de açúcar ou adoçantes e cheios de químicos. Eles são bons para nos viciar em açúcar de forma disfarçada e não tem os nutrientes essenciais. E os químicos são inflamatórios, e tudo que inflama, engorda. 
  • Pão integral: Não interessa se o pão é integral, porque grande parte do cereais tem glúten e este engorda, é inflamatório. O glúten nos cereais aumentou cerca de 400% nas últimas décadas, por isso, o pão de hoje não é o pão de há 40 anos atrás. Prefira alimentos sem glúten. 
  • Adoçante: Os adoçantes são péssimas opções para quem quer evitar o açúcar. Este produto é muito prejudicial, causa osteoporose, aumenta a probablidade de Alzheimer e vicia o nosso paladar. Dá-nos mais vontade de comer açúcar. Prefira mel ou açúcar mascavado. Mas o café é bom sem açúcar, é uma questão de habituar o paladar no inicio. Vá diminuindo a dose até não sentir necessidade de usar. 
  • Produtos Light: Os produtos light tem uma série de problemas. Tem o problema do adoçante, o excesso de químicos para que o sabor se mantenha bom, e no caso dos sumos, tem o problema da frutose, como referi acima. 
  • Lacticínios: Os lacticínios são um alimento altamente inflamatório. Muitas pessoas sofrem de retenção de líquidos, ou excesso de peso (inflamação) devido aos lacticínios. Eles são indicados para uma boa saúde, para manter um peso saudável e para prevenir a osteoporose, mas na verdade são informações que não correspondem com os dados científicos. Ver a publicação sobre o leite. 

Atenção às Refeições: O horário das refeições, a quantidade e qualidade são fundamentais para o bom funcionamento do organismo, responsável por regular o seu peso. Está provado que o pequeno almoço deve ser a melhor refeição do dia, e quem tiver este cuidado tem tendência a comer menos durante o dia e assim regular o organismo. 


  • Tome um bom pequeno almoço com fruta, ovos  cozidos, omeletas, enfim, uma refeição tão rica quanto costuma ser o seu almoço. 
  • Coma sempre de 3 em 3 horas, nem que seja uma fruta. Vai-lhe saciar e evitar picos de fome. 
  • Não espere ter fome para comer. Tente comer para se manter saciada e não para ficar cheia ou com fome. Mantenha as refeições ricas em nutrientes para nutrir o corpo e evitar a fome desregulada. O corpo só apresenta uma fome desregulada por vício ou por desnutrição (ingerir alimentos pouco nutritivos). 
  • Beba muita água antes de cada refeição (muitas vezes a fome confunde-se com sede, e bebendo vai compreender melhor a quantidade que a vai saciar). Veja a publicação que indica como ter uma boa alimentação. 

Se tem uma alimentação sem açúcar, glúten e produtos industrializados e ainda assim tem excesso de peso, verifique a sua tiróide, que pode estar com falta de iodo (umas das causas de excesso de peso). As algas são ricas em iodo. Use sal integral

Sem comentários:

Enviar um comentário