Evitrinne Amor à Saúde: Sabe o que são alimentos transgénicos? Saiba os malefícios que podem estar na sua mesa.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Sabe o que são alimentos transgénicos? Saiba os malefícios que podem estar na sua mesa.

Os alimentos transgénicos são alimentos geneticamente modificados, isto é, não são mais os alimentos naturais que conhecemos porque receberam uma transformação em laboratório. São alimentos que receberam os genes de outro ser vivo que, naturalmente nunca seria possível no mundo como o conhecemos. Por exemplo misturar os genes de uma planta com os genes de um animal (algo muito estranho e anti-natural). E a semente natural como a conhecemos deixa de existir. 

Para que serve e como Funciona? Tudo isto para aumentar a produção, com menos dificuldades, e claro, aumentar o lucro das grandes empresas multinacionais, como é o caso da Monsanto. O agricultor deixa de poder guardar sementes de uma ano para o outro e, é obrigado a comprar anualmente novas sementes à empresa. E não só. Estas plantas só aceitam um único insecticida e este é fabricado pela mesma empresa que vende as sementes. Assim se criam consumidores escravos daquela empresa. 

Os portugueses são o 2º país da Europa que menos conhece esta realidade e que nos leva a consumir aquilo que nos prejudica. 

- Antes demais temos de saber que os grandes produtores destes produtos são os EUA e o Brasil, embora existam outros como a China, etc.

- A Europa tem uma produção mínima, devido à luta por parte de muitos governantes em banir esse género de alimentos, mas os alimentos existem nos supermercados.

Perigos para a saúde humana:
- O grande perigo destes alimentos é que não foram estudados os seus efeitos no ser humano. E neste momento, somos cobaias para o que vier. Embora existam cientistas empenhados no assunto e já estejam a fazer o seu trabalho. Alguns estudos em animais já revelam deficiências no crescimento e casos de cancro. 

Perigos para o ambiente:
- Estes produtos devido às suas características podem matar espécies animais como as abelhas, minhocas e outros animais, essenciais ao equilíbrio da natureza, e pode mesmo matar outras espécies de plantas não modificadas geneticamente, uma vez que as plantações normais que estejam próximas destas ficam contaminadas. 

Saiba como distinguir estes alimentos, e como os evitar:
  • Os supermercados portugueses têm alimentos transgénicos: 
    • Milho (com a excepção de produtos nacionais ou de origem biológica)
    • Produtos de soja (com algumas excepções: alimentos biológicos ou outros que tem a indicação que não são transgénicos - algumas empresas tem esse cuidado).
    • Óleos alimentares (vem no rótulo com a indicação: sementes modificadas geneticamente, ou alimento transgénico).
    • Rações animais (quase todas são de alimentos de origem transgénica).
    • Todos os alimentos que tem no rótulo "vestígios de milho ou soja" e/ou "lecitina de soja" (bolachas, chocolates, cereais, etc.) poderão ser transgénicos.
    • Alguns alimentos tem a indicação de que se trata de um produto geneticamente modificados através de triângulo amarelo com um T  (igual à imagem que acompanha esta publicação), mas nem todos os produtos geneticamente modificados o tem. A informação pode não estar presente.
Nota: 
Nem todos os produtos transgénicos estão assinalados. Ter em atenção ao milho que vem do Brasil, e todos os produtos com milho e soja incorporados nos alimentos. Informe-se bem sobre o assunto. Existem outros produtos geneticamente modificados (batata, tomate, etc.) mas até à data desconheço a sua entrada em Portugal. Apenas partilho aquilo de que tenho conhecimento até ao momento. 


Fonte: 
Informe-se bem sobre o assunto para saber o que fazer e o que consumir: Afinal, qual é mesmo o "Suave veneno" dos Transgénicos?


Sem comentários:

Enviar um comentário