Para ter um cérebro jovem é preciso exercitá-lo, mas não só. A alimentação é fundamental para eliminar os radicais livres que o destroem, assim como prevenir e corrigir danos que aparecem com a idade. Sim, é possível. Envelhecer não é mais sinónimo de doença.
Já aqui referi que os radicais livres tiram-nos saúde. O mesmo faz ao cérebro. É aqui que entra o papel dos Frutos Silvestres.
Frutos Silvetres: comer porções generosas diárias destes frutos destrói os radicais livres que produzimos diariamente com o stress e os descuidos na alimentação. Isto porque estes frutos contêm polifenóis (combatem o envelhecimento do cérebro).
Testes realizados:
- foram realizados testes em humanos durante 2 anos e estes aumentarem 4,2% da capacidade cognitiva comendo diariamente uma dose de mirtilos.
- A mesma experiência em ratos confirmou melhorias de equilíbrio e coordenação em ratos mais velhos, e nos ratos que tinham sofrido AVC os danos cerebrais foram reduzidos.
Embora se saiba que ter uma alimentação rica em legumes e frutas previne-nos de muitas doenças, inclusive de doenças mentais, sabe-se tambéms, com estes estudos, que os frutos silvestres, sobretudo os mirtilos, tem um forte controlo sobre a juventude do nosso cérebro.
Sugestões de consumo:
- coma uma porção diária de frutos silvestres (2 a 3 colheres de sopa)
- Coma muita fruta e legumes.
- Ingira outros frutos fortes em antioxidantes (estão agrupados por grau de antioxidação):
- Excelente: Maçã; amora silvestre; mirtilo, cereja; arando; ameixa; groselha; morango.
- Muito Bom: Alperce; uvas pretas ou brancas; toranja vermelha; laranja; pêssego; pêra; tangerina.
- Bom: Banana; Kiwi; manga; nectarina.
- Razoável: Melão casca de carvalho, melancia.
Fonte: FULLERTON-SMITH, Jill - A Verdade sobre os Alimentos. Editorial Presença. Lisboa, 2008
Sem comentários:
Enviar um comentário