Em Portugal existem 1 milhão de obesos. Vi hoje num programa referente à obesidade em Portugal. Fiquei triste, ainda mais num país com uma tradição gastronómica relativamente saudável. Digo relativamente saudável, uma vez que a qualidade dos alimentos de hoje não é a mesma de há 2 décadas atrás.
Imagem retirada da APPP |
Problemas que levaram à obesidade em Portugal:
- Entrada de alimentos de má qualidade na nossa alimentação:
- refrigerantes
- maior consumo de álcool
- bolachas
- batatas fritas
- açúcar em excesso
- alimentos refinados
- alimentos processados
- A queda da qualidade dos alimentos:
- a aplicação de hormonas na carne e como consequência, no leite
- pesticidas nos legumes, frutas e todas as plantações
- o glúten aumentou cerca de 400% nas últimas décadas
- Sedentarismo (televisão, computador, jogos, etc.)
- Aumento do consumo calórico
Porque estes alimentos são de má qualidade?
- Não fornecem os nutrientes que o organismo necessita. Por isso ficamos doentes facilmente e dá-nos vontade de comer mais.
- São alimentos considerados ácidos (o nosso corpo tem de estar alcalino para estar saudável). Um corpo ácido é um corpo inflamado, e propício a doenças. A acidez leva a um desgaste de nutrientes e minerais do nosso organismo para compensar a acidez.
- São calorias vazias. As calorias que ingerirmos têm de ser ricas em nutrientes, vitaminas e minerais.
- São alimentos inflamatórios. A gordura é um organismo inflamado.
Medicina do tirar: Um médico que costumo seguir (Dr. Lair Ribeiro) costuma dizer que pratica a medicina do tirar. E concordo. Os problemas de saúde pública começaram quando entraram na nossa alimentação alimentos que anteriormente não faziam parte da nossa vida. Então só nos resta, numa primeira fase, retirar o que nos prejudica, e depois começar a ingerir o que realmente o nosso corpo necessita para se manter bem.
Manter ou recuperar a saúde: As pessoas saudáveis ou com problemas de saúde devem ter, do meu ponto de vista, o mesmo estilo de vida. Não há milagres. Se quem está saudável quer continuar assim tem de ter disciplina no seu estilo de vida, e o mesmo acontece para o não saudável. Se quer recuperar a sua saúde e bem estar, tem de adoptar disciplina no seu dia a dia.
O que fazer?
- Retire o leite e derivados da sua alimentação (é inflamatório e a gordura é uma inflamação do organismo)
- Retire o glúten da sua alimentação (engorda e prejudica a saúde do intestino, fazendo-o perder a capacidade de filtro)
- Retire o açúcar (prefira o açúcar mascavado e apenas uma a duas vezes por semana)
- Adoce o café com mel, ou ingira-o sem nada.
- Retire todos os alimentos processados da sua alimentação (há umas décadas eles não existiam e nunca fizeram falta, apenas troxeram doenças): bolachas, batatas fritas, refrigerantes, etc.
- Cozinhe em casa, e lembre-se que metade do prato deve ser preenchido com legumes e vegetais crus ou mal cozinhados. O restante deve ter leguminosas, proteína e hidrato não refinado (arroz integral ou massa sem glúten).
- Faça exercício diariamente, nem que comece apenas com caminhadas depois das principais refeições.
- Beba muita água, sobretudo antes de comer seja o que for. Comece o dia com água.
Cuide-se alimentando-se bem e escolhendo um estilo de vida mais saudável para o resto da vida. Os resultados surgirão naturalmente.
Aquele que não tiver tempo para cuidar da saúde, vai ter que arrumar tempo para cuidar da doença. Dr. Lair Ribeiro
Aquele que não tiver tempo para cuidar da saúde, vai ter que arrumar tempo para cuidar da doença. Dr. Lair Ribeiro
Artigos Relacionados:
Acho que te esqueces-te de medicação. Mas esse é um factor que essas pessoas não conseguem mudar :/
ResponderEliminarE a do gluten eu senti! Soube o ano passado que era doente celiaca mas não engordei.
Beijo,
A.R.
www.oitotentaculos.blogspot.com
Muito obrigado pelo comentário Ana. É um factor importante sim. A medicação, sobretudo para a depressão, baixa o metabolismo, prejudicam a tiróide (problemas de tiróide não permite emagrecer), entre outros problemas. É necessário as pessoas terem consciência que a medicação medicação remedia (daí a palavra remédio) e não cura. A nossa saúde depende da nossa alimentação, do nosso estilo de vida. Por isso a medicação deve ser usada apenas temporariamente como emergência, e não como estilo de vida. Mais uma vez obrigado Ana pelo comentário! Seja bem vinda!
Eliminar