Evitrinne Amor à Saúde: 2015

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Como manter-se saudável no Inverno?

O Inverno leva muitas pessoas a tomar medicamentos para constipações, gripes, e outros problemas de saúde associados à baixa-imunidade. 

O nosso organismo fica doente quando temos as nossas defesas em baixo. E como o Inverno exige mais do nosso organismo (temperaturas baixas, humidade, vento, etc.) temos de acompanhar as suas exigências e aumentar as suas defesas.

A melhor forma de aumentar as nossas defesas é através de uma alimentação rica em anti-inflamatórios e antioxidantes e evitar alimentos que baixam as defesas.

Alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes:

  • Açafrão da índia (deve ser consumido com pimenta preta para uma melhor absorção)
  • Gengibre (pode ser em forma de chá)
  • Canela (pode-se juntar aos chás)
  • Mel (pode-se juntar aos chás)
  • Água morna com limão de manhã em jejum
  • Óleo de coco / água de coco / coco ralado / polpa de coco
  • Azeite
  • Frutos e legumes vermelhos 
  • Romã
  • Abacate
  • Vegetais verdes
  • Alho
  • Abóbora
  • Chá verde
  • Cacau puro (sem adição de açúcar)
  • Batata doce
  • Sal integral (Sal dos Himalaias, Flor de Sal, Sal não refinado)
  • ...
Alimentos a evitar por baixarem as defesas do organismo:
  • Açúcar
  • Leite
  • Alimentos processados (bolachas, pão...)
  • Alimentos refinados (farinhas brancas, arroz branco, batata...)
  • Alimentos com glúten

- Aposte numa alimentação rica em vegetais, legumes, frutas, frutos secos, grãos, algas, peixe e ovos. 

- Mantenha-se quente e livre de gripes com chá de gengibre, canela, mel e um pouco de sumo de limão.

- Mantenha-se hidratado bebendo 1 ou 2 copos de água morna a cada hora. Manter a água morna numa garrafa térmica.

- No caso de constipação ou gripe, apostar mais nos alimentos anti-inflamatórios, beber chás de gengibre, limão, mel e canela, beber bastante água morna ou um pouco quente e manter o corpo quente (pés, zona do peito e zona renal).  


Artigos Relacionados:

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Natal com saúde!

O Natal é a celebração da família, da união e do amor. Mas grande parte das pessoas festeja esta data com excessos alimentares. Para evitar problemas de saúde súbitos, muito comuns nesta data, podemos optar por alternativas saudáveis sem deixar a tradição gastronómica de parte.

Algumas orientações:

- Beber chá de gengibre com canela ou açafrão da índia com pimenta preta e canela para ajudar a desintoxicar o fígado no caso de haver alguns excessos.

- Beber chá de S. Roberto no caso de digestões difíceis.  

- Usar canela nas receitas doces para evitar picos glicémicos.

- Evitar bebidas frias porque atrapalham a digestão.

- Comer devagar e mastigar bem para evitar afrontamentos. 

- Não usar óleos hidrogenados nos fritos para não prejudicar a saúde do coração e artérias.

- Caminhar ou mexer-se de alguma forma depois da refeição para facilitar a digestão.

- Contudo, evite excessos. O Natal é um momento familiar e deve ser celebrado com equilíbrio e harmonia, enfatizando a mensagem deste dia: a família e o amor. Os excessos poderão quebrar a mensagem.

- Evitem oferecer bombons às pessoas, a não ser que sejam de chocolate amargo onde o primeiro ingrediente não seja açúcar. Aproveitem esta época para oferecer algo que ajude as pessoas no seu dia a dia: livros de auto-ajuda, livros de saúde, produtos saudáveis, produtos de fitoterapia, etc.




terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Na consciência encontramos a harmonia...

As relações humanas são conflituosas porque, no dia a dia, fugimos do nosso estado de consciência. Parece que entramos num estado de consciência apenas na hora da aflição, quando não nos resta outra opção. Depois da situação resolvida voltamos ao normal, e regressamos ao estado de inconsciência. E o circulo repete-se.
É preciso reflectirmos realmente sobre quem somos e sobre quem queremos ser. Enquanto não trabalharmos pela consciência, o conflito entra num círculo vicioso... consciência - inconsciência - consciência - inconsciência... Criamos o problema para depois o resolvermos. É um mecanismo da mente que não sabe parar. Somos prisioneiros da mente. Cabe a nós termos consciência de como a mente funciona e não permitir que ela nos guie, porque a mente não é nada mais do que um instrumento nosso e, por ser mal usado por nós, acabou a ser a mente a comandar-nos.
Por isso é importante a meditação, o exercício físico, a boa alimentação. Estes bons hábitos permite-nos controlar a mente e libertar-nos. Permite-nos um controlo sobre a nossa vida. A mente volta a ser um instrumento que utilizamos e deixamos de ser seus prisioneiros. 
Só na consciência encontramos a harmonia.

Alimente a harmonia para que a harmonia alimente a sua vida!

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Os Perigos da Quimioterapia e Radioterapia

Quando uma pessoa é diagnosticada com cancro, o primeiro impulso é fazer quimioterapia ou radioterapia, sem serem avaliadas as suas reais necessidades nutricionais. 

O desenvolvimento de um cancro é consequência de um mau estilo de vida: maus alimentos, más bebidas, sedentarismo, stress, etc. 

Então, se isso aconteceu, é natural que o tratamento comece por uma reeducação alimentar e mudanças no estilo de vida. Começar com a eliminação dos alimentos inflamatórios: 
- Açúcar, 
- Glúten (massas, pão)
- Leite, 
- Alimentos processados, 
- Alimentos refinados (arroz branco, massas)
- Excesso de carne. 


E optar por uma alimentação rica em: 
- Vegetais, 
- Legumes, 
- Batata doce como hidrato
- Frutas, 
- Algum Peixe, 
- Frutos vermelhos (antioxidantes) 
- Alimentos anti-inflamatórios (açafrão da índia com pimenta preta, gengibre, água de coco, polpa de coco, etc.), 
- Beber bastante água alcalina, 
- Fazer exercício físico, etc. 
(Ver mais informações no artigo sobre o cancro.)

Quimioterapia a Radioterapia:

O Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra revelou o perigo da quimioterapia e radioterapia para tratamento do cancro, referindo que ...estes tratamentos convencionais poderão também potenciar ainda mais a malignidade de um tumor. E que ...a origem das células estaminais cancerígenas é multifacetada e que algumas podem mesmo tornar-se mais letais por acção dos tratamentos de quimioterapia.

O cancro é resultado de um organismo debilitado com baixa imunidade e a quimioterapia vai piorar a situação, porque baixa ainda mais a imunidade. Então, ainda que se consiga eliminar a expressão do cancro, o organismo continua num estado de doença, ainda mais debilitado e, se a pessoa não alterar o seu estilo de vida o cancro voltará a expressar-se mais cedo ou mais tarde. 

Faça escolhas conscientes. 


Artigos Relacionados:

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Petição pela saúde dos Portugueses e Europeus...

Existe um acordo comercial a realizar-se entre os EUA e a Europa que coloca em causa a nossa saúde. Se esse acordo se realizar vai abrir portas a:
  • Alimentos de má qualidade
  • Péssimo sistema de saúde
  • Despreocupação com os problemas de saúde e ambientais
  • Entrada livre dos alimentos transgénicos
  • etc.
Para evitar que este acordo seja realizado existe uma petição a nível Europeu.





Mais informações sobre o assunto:

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

O poder da água, da música e da energia na nossa saúde!

O cientista Japonês Masaru Emoto fez um estudo com a água expondo-a a diversas energias: palavras positivas, palavras negativas, música clássica, música Heavy Metal, etc., e observou as alterações na sua estrutura.

Resultado: 

As boas palavras e música clássica faziam os cristais crescerem e ganharem forma enquanto as más palavras e o Heavy Metal destruíam a estrutura do cristal.



O que concluímos daqui?
Se cada célula do nosso corpo é 88% de água, imaginem se estamos constantemente expostos a más energias, a maus sentimentos e a escutar música com más vibrações... assim se criam as doenças.

Então, para além de uma boa alimentação, exercício físico e boa hidratação é necessário um estilo de vida tranquilo com a ajuda da meditação e música com boas vibrações (música clássica, sons da natureza, mantras, etc.). Tudo isto é fundamental para ganharmos uma estrutura saudável e positiva.
Não é por acaso que descobriram que ouvir a música de Mozart ou Beethoven ajuda no processo de cura do cancro (musicoterapia). É apenas um exemplo.
Somos um todo complexo, onde tudo contribui para a nossa construção como seres humanos. Escolha um estilo de vida saudável, só assim nos permitimos atingir a plenitude.



terça-feira, 21 de julho de 2015

Iniciativa para terminar com publicidade de alimentos nocivos à saúde. Participe!

Participem...

...para terminar com a publicidade dos alimentos nocivos à saúde.

Muitas famílias e crianças confiam nos produtos alimentares que são publicitados nos meios de comunicação social que são, na sua grande maioria, muito prejudiciais à saúde. Agora temos uma oportunidade de alterar essa realidade. 

Basta abrir o link e escrever o vosso comentário acerca do assunto. É a nossa oportunidade de acabar com este problema. 


Partilhem para que todos participem. 

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Doenças Auto-imunes...

Qualquer doença tem por detrás um processo de desnutrição, de toxicidade, de desidratação, de inflamação, etc. Restabelecendo o organismo e a sua imunidade, ele fica com a capacidade de se auto-regenerar. Este é o lema da Medicina Biológica (Epigenética) que tanto admiro. 

O vídeo apresentado abaixo é do Dr. John Bergman. Ele explica de forma simples como trata os seus pacientes de forma natural e sem efeitos secundários. Neste vídeo ele fala da cura das várias doenças auto-imunes:

- Fibromialgia
- Artrite Reumatóide
- Problemas Renais
- Autismo
- Doença de Crohn
- Cancro
- etc...

Ele menciona ainda as várias causas das doenças auto-imunes e algumas soluções simples.



Lembre-se, nenhuma doença se instala ou permanece num organismo saudável. (Dr. Lair Ribeiro)

Por isso, mantenha o seu organismo limpo e nutrido, livre de alimentos processados, açúcar, refinados, leite, óleos hidrogenados e margarinas. Alimente-se de alimentos naturais e nutritivos que consigam oferecer ao seu organismo aquilo de que ele necessita para lutar contra a doença. Coma frutas, vegetais, legumes, muita água, água de coco, etc.

Cuide da sua saúde para que ela consiga cuidar de si!

terça-feira, 21 de abril de 2015

Microondas: os seus efeitos na nossa saúde

O nosso estilo de vida acelerado está a afastar-nos da saúde. O microondas é uma das tecnologias que mais representa a forma como estamos a viver: sem tempo para cozinhar. Se não temos tempo para cozinhar isso significa que estamos a dar pouca importância à nossa saúde. Isto faz-nos reflectir. 

O microondas é algo já bastante estudado, felizmente. Sabe-se já o perigo das radiações na nossa saúde e na qualidade dos alimentos. Contudo ele continua a ser usado.

Uma pessoa que aqueça ou cozinhe diariamente os seus alimentos no microondas está propícia a ter problemas de saúde como anemia e cancro. 

É fundamental que vocês compreendam que crianças expostas aos telemóveis e ingerindo alimentos que passaram pelos fornos de microondas estão comprovadamente aumentando as suas chances de desenvolver uma gama imensa de doenças incapacitantes. (Dr. Victor Sorrentino) 

O que acontece aos alimentos no microondas?

O microondas agita as moléculas aquecendo-as mais rapidamente resultando na destruição dos nutrientes, vitaminas, minerais e proteínas dos alimentos. Estará, portanto, a ingerir um não alimento que, por sua vez, gerou uma substância designada de compostos radiolíticos, um composto estranho na natureza.

Principais problemas causados pelo microondas:
  • Danos cerebrais
  • Alteração hormonal
  • Anemia (os nutrientes são destruídos pelas ondas do microondas)
  • Criação de radicais livres
  • Cancro, sobretudo no estômago e intestinos
  • Aumento das células cancerígenas no sangue
  • Libertação de radiações para fora do microondas quando este já tem algum tempo de uso
  • ... 
Pessoalmente já não uso o microondas há mais de um ano. É uma falsa necessidade nas nossas vidas e que nos está a prejudicar gravemente a saúde. 

Fontes:

quinta-feira, 26 de março de 2015

Gorduras Boas vs Gorduras Más

Acabei de assistir à palestra do Dr. John Salerno que nos falou sobre as gorduras boas e gorduras más. O tema era Combater gordura com gordura

Como tinha dicas muito boas e algumas que até desconhecia, vou passá-las aqui:

  • A Gordura (gordura boa) é essencial para a nossa saúde e, a falta de gordura no organismo leva a perda de memória, fadiga, dificuldade em combater infecções e podemos mesmo engordar.
  • As gorduras boas combatem o mau colesterol e aumentam o bom colesterol.
  • A manteiga (de preferência biológica e a ghee) previne o cancro. (manteiga e não margarina - esta última causa problemas de coração e nas artérias).
  • As nossas hormonas necessitam de gordura boa para se manterem nos níveis adequados.
  • As boas gorduras diminuem sintomas de TPM e cólicas.
  • As gorduras boas eliminam a fome.
  • As gorduras más criam placas nas artérias e no coração, e são elas que provocam os AVC`s, ataques cardíacos, etc.
  • Fontes de Gorduras boas: 
    • óleo de coco
    • azeite
    • abacate
    • manteiga ghee biológica
    • Ómega 3 (peixes)
    • Frutos secos
  • Fontes de gordura má:
    • óleos vegetais
    • manteiga
    • bolachas
    • biscoitos
    • produtos industrializados no geral.
Acrescento que as gorduras más são as que mais contribuem para enfartes, AVC`s e uma série de doenças degenerativas, isto porque cria placas, sobretudo nas artérias e no coração.

Artigos Relacionados:

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Manteiga ou Margarina?

É comum vermos nos meios de comunicação social todo o tipo de publicidade a margarinas "mais saudáveis", com "menos gorduras" e, "amigas da saúde". Mas a realidade não é bem esta. 

Como diz o Dr. Victor Sorrentino "A margarina promove o que ela se propõe a tratar!"

A margarina que tem substituído a manteiga nas mesas dos consumidores não é de todo um alimento natural e saudável. Trata-se de extractos de óleos vegetais trans (gordura má), que juntamente com outros componentes, próprios do processo de industrialização, são muito maléficos para a nossa saúde.

Segundo o Dr. Victor Sorrentino a sua composição inclui: Solventes de petróleo (geralmente hexano), ácido fosfórico, soda, ácidos clorídrico ou sulfúrico, passa pela catalização com níquel para deixar o produto hidrogenado. No final temos um produto com grandes prazos de validade e com uma textura fácil de barrar: um não-alimento, como refere o mesmo médico. 

Ele refere ainda que a margarina pode estar relacionada comprovadamente a
  • disfunções imunológicas
  • danos no fígado
  • danos nos pulmões
  • danos nos órgãos reprodutores
  • distúrbios digestivos
  • diminuição da capacidade de aprendizagem e de crescimento
  • problemas de peso
  • aumento do risco de cancro
  • transtornos com o colesterol
  • problemas nas artérias: ateriosclerose
  • doenças cardíacas

Entre a margarina ou a manteiga, mil vezes a manteiga. Mas, ainda assim, não abuse uma vez que é de origem animal e contém lactose. Para retirar mais proveito da manteiga e diminuir os malefícios faça manteiga Ghee em casa. Ela fica sem as toxinas e sem a lactose. Veja aqui como se faz. 

Escolha sempre gorduras boas na sua alimentação como o azeite e o óleo de coco. Para além de não serem prejudiciais tem inúmeros benefícios para a saúde. 

Artigos Relacionados:

Manteiga Ghee. Como fazer?


A manteiga Ghee é muito utilizada na Índia. É uma versão mais saudável da manteiga que conhecemos, onde todas as toxinas e elementos nocivos são extraídos. 

Modo de preparação:

  • Comprar manteiga (de preferência sem sal).
  • Colocá-la numa panela e deixar levantar fervura (pode ser ou não em banho-maria).
  • Deixar ferver menos de 1 minuto em lume baixo, apenas para separar bem as toxinas. 
  • A manteiga irá ficar com dois depósitos de toxinas, um em cima e outro por baixo. Só iremos aproveitar o conteúdo intermédio, amarelo. 
  • Retirar, com uma colher, a espuma branca que fica em cima durante a fervura.
  • Coar com um coador simples ou um pano fino para um recipiente de vidro, mas ter cuidado para que o conteúdo branco que tem em baixo não passe pelo coador. Tudo o que é branco é para eliminar. 
  • Deixar arrefecer e colocar uma tampa.
  • Está pronta a consumir. 


Mais uma vez recomendo usá-la com moderação. Existem gorduras muito mais benéficas à saúde como o azeite e o óleo de coco. 

Artigos Relacionados:

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Hipertensão Arterial

A pressão arterial alta é um problema cada vez mais frequente na sociedade devido à má alimentação e à falta de exercício físico. 

Ela é um problema de saúde porque significa que o nosso organismo está oxidado e inflamado, e isso vai-se visualizar nas nossas artérias. E se as artérias não estão com saúde (estão duras e osbtruidas) vão fazer um esforço extra para bombear o sangue, fazendo com que a pressão arterial suba. Isto significa que a hipertensão não é um problema em si mesmo, é um alarme de um problema maior. 

Por isso, ao baixar a pressão arterial com medicamentos não estamos a tratar a causa e o problema continua no nosso organismo.

Para ter umas artérias saudáveis devemos eliminar o açúcar e o excesso de hidratos da nossa alimentação, e substitui-los por hidratos de qualidade como o arroz integral e a quinoa. O açúcar poderá ser substituído por açúcar mascavado ou de coco (ainda assim com muita moderação). O açúcar e os hidratos são a principal causa da obstrução das artérias. 

As gorduras consideradas más são outro factor de obstrução das artérias: óleos refinados e margarinas. Substitua estas gorduras pelo azeite e óleo de coco. 

Uma vez que a pressão arterial é um sinal de oxidação e inflamação das artérias, devemos, naturalmente ingerir alimentos anti inflamatórios e antioxidantes:
  • Açafrão da Índia (consumir juntamente com pimenta para que a absorção do Açafrão da Índia aumente de 15% para 75%)
  • Açaí
  • Cacau: puro ou em chocolate com, pelo menos, 70% de cacau.
  • Ómega 3 (prefira ingerir mais peixe do que carne na sua alimentação)
  • Gengibre
  • Alho e cebola
  • Óleo de coco
  • Abacate
  • Chá verde

Hábitos que fazem baixar a pressão arterial:
  • Sal Integral - existem pessoas que deixaram a medicação da pressão arterial só com a adopção do sal integral devido à grande quantidade de minerais como o magnésio. (Dr. Lair Ribeiro)
  • Magnésio
  • Beber água morna em vez de água fria. (A água fria sobe a tensão arterial.)
Para além de uma alimentação saudável, o exercício físico é fundamental para mantermos as nossas artérias saudáveis com uma boa irrigação sanguínea. 

Artigos Relacionados:

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Panquecas sem farinha

Uma vez que o pão já não faz parte da minha alimentação,  e que os hidratos em excesso são prejudiciais, são bem vindas todas as receitas que não os contenham. 

Como esta receita aparece muitas vezes na Internet, decidi experimentá-la. Posso dizer que serve tanto para o pequeno almoço como para o lanche. 

Ingredientes:
2 ovos
1 banana

Preparação:
  • Bater tudo no liquidificador 
  • Aquecer uma frigideira quente com um pouco de óleo de coco ou, para quem não tiver, um pouco de manteiga (mas nunca margarina que é muito prejudicial à saúde). 
  • Colocar um pouco de massa e virar assim que ganhar alguma consistência. 
Se a frigideira for pequena dá para duas ou três panquecas. 

Bom Apetite!

Artigos Relacionados:

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Informações úteis sobre saúde

Existem alguns padrões na nossa alimentação que foram adquiridos pela informação que a indústria alimentar nos disponibiliza nos meios de comunicação social. 

Existem também outros hábitos que, infelizmente, não devem fazer mais parte da nossa alimentação porque os alimentos de hoje não são mais os de antigamente. O processo de industrialização alterou os de tal forma os alimentos tornando-os prejudiciais à nossa saúde. 

Partilho aqui mais algumas informações sobre saúde. 



Artigos Relacionados:
Interesses sobre saúde
Curiosidades e mitos da saúde
Os melhores hidratos para a nossa saúde
Substituições saudáveis

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Como confeccionar arroz integral?

Muitas pessoas começam a aderirem ao arroz integral, um dos melhores hidratos para a nossa saúde. 

Mas vejo também alguma insatisfação na hora de o confeccionar e consumir. Isto acontece porque todos os alimentos integrais apresentam um sabor mais concentrado a cereal. 






Assim sendo, passo-vos dicas que fazem com que, para além de saudável, seja também saboroso:



Esta é apenas uma forma de o fazer, mas poderá acrescentar polpa de tomate ou caril, e variar nos legumes. Dê asas à sua imaginação. Bom Apetite!

Artigos Relacionados:

domingo, 4 de janeiro de 2015

Interpretar os resultados dos exames médicos

Todos nós já fizemos exames médicos, e a maioria das vezes é-nos dito que os valores estão normais. Na realidade, se aceitarmos que esse "normal" é mesmo normal, pouquíssimas pessoas estariam doentes. 

Conheço doentes crónicos que vão fazer exames ou análises e os resultados são positivos, o médico revela estar tudo bem. Como está tudo bem se a pessoa tem problemas inegáveis? Infelizmente fomos habituados a aceitar e a confiar no que o médico diz. E o mais problemático é que o próprio médico acredita no que diz, porque assim foi ensinado. 

Compreender como são analisados os exames
A análise dos exames é efectuada, não pelos valores saudáveis que uma pessoa deveria apresentar, mas é efectuada segundo estatísticas. Explicando melhor, se a maioria das pessoas, em média, apresenta valores de chumbo entre 0 e 6, então qualquer pessoa que tenha chumbo entre esses valores é considerada saudável, quando na realidade não deveríamos ter chumbo algum no sangue. 

Como fazer a leitura das análises?
Deixo aqui um vídeo do Dr. Lair Ribeiro que explica muito bem este assunto, e ajuda-nos a fazer a leitura dos nossos próprios exames. Já há algum tempo que o faço. Dou os exames ao médico para ele os ver, mas obrigo-me a verificá-los pessoalmente. 

Artigos Relacionados: