É comum vermos nos meios de comunicação social todo o tipo de publicidade a margarinas "mais saudáveis", com "menos gorduras" e, "amigas da saúde". Mas a realidade não é bem esta.
Como diz o Dr. Victor Sorrentino "A margarina promove o que ela se propõe a tratar!"
A margarina que tem substituído a manteiga nas mesas dos consumidores não é de todo um alimento natural e saudável. Trata-se de extractos de óleos vegetais trans (gordura má), que juntamente com outros componentes, próprios do processo de industrialização, são muito maléficos para a nossa saúde.
Segundo o Dr. Victor Sorrentino a sua composição inclui: Solventes de petróleo (geralmente hexano), ácido fosfórico, soda, ácidos clorídrico ou sulfúrico, passa pela catalização com níquel para deixar o produto hidrogenado. No final temos um produto com grandes prazos de validade e com uma textura fácil de barrar: um não-alimento, como refere o mesmo médico.
Ele refere ainda que a margarina pode estar relacionada comprovadamente a:
- disfunções imunológicas
- danos no fígado
- danos nos pulmões
- danos nos órgãos reprodutores
- distúrbios digestivos
- diminuição da capacidade de aprendizagem e de crescimento
- problemas de peso
- aumento do risco de cancro
- transtornos com o colesterol
- problemas nas artérias: ateriosclerose
- doenças cardíacas
Entre a margarina ou a manteiga, mil vezes a manteiga. Mas, ainda assim, não abuse uma vez que é de origem animal e contém lactose. Para retirar mais proveito da manteiga e diminuir os malefícios faça manteiga Ghee em casa. Ela fica sem as toxinas e sem a lactose. Veja aqui como se faz.
Escolha sempre gorduras boas na sua alimentação como o azeite e o óleo de coco. Para além de não serem prejudiciais tem inúmeros benefícios para a saúde.
Artigos Relacionados:
Desconhecia isso :/
ResponderEliminarMuito bom saber :D
Gostei imenso do blog, segui :)
xoxo,
girlyworld4girls.blogspot.pt