Evitrinne Amor à Saúde: Como manter-se saudável no Inverno?

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Como manter-se saudável no Inverno?

O Inverno leva muitas pessoas a tomar medicamentos para constipações, gripes, e outros problemas de saúde associados à baixa-imunidade. 

O nosso organismo fica doente quando temos as nossas defesas em baixo. E como o Inverno exige mais do nosso organismo (temperaturas baixas, humidade, vento, etc.) temos de acompanhar as suas exigências e aumentar as suas defesas.

A melhor forma de aumentar as nossas defesas é através de uma alimentação rica em anti-inflamatórios e antioxidantes e evitar alimentos que baixam as defesas.

Alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes:

  • Açafrão da índia (deve ser consumido com pimenta preta para uma melhor absorção)
  • Gengibre (pode ser em forma de chá)
  • Canela (pode-se juntar aos chás)
  • Mel (pode-se juntar aos chás)
  • Água morna com limão de manhã em jejum
  • Óleo de coco / água de coco / coco ralado / polpa de coco
  • Azeite
  • Frutos e legumes vermelhos 
  • Romã
  • Abacate
  • Vegetais verdes
  • Alho
  • Abóbora
  • Chá verde
  • Cacau puro (sem adição de açúcar)
  • Batata doce
  • Sal integral (Sal dos Himalaias, Flor de Sal, Sal não refinado)
  • ...
Alimentos a evitar por baixarem as defesas do organismo:
  • Açúcar
  • Leite
  • Alimentos processados (bolachas, pão...)
  • Alimentos refinados (farinhas brancas, arroz branco, batata...)
  • Alimentos com glúten

- Aposte numa alimentação rica em vegetais, legumes, frutas, frutos secos, grãos, algas, peixe e ovos. 

- Mantenha-se quente e livre de gripes com chá de gengibre, canela, mel e um pouco de sumo de limão.

- Mantenha-se hidratado bebendo 1 ou 2 copos de água morna a cada hora. Manter a água morna numa garrafa térmica.

- No caso de constipação ou gripe, apostar mais nos alimentos anti-inflamatórios, beber chás de gengibre, limão, mel e canela, beber bastante água morna ou um pouco quente e manter o corpo quente (pés, zona do peito e zona renal).  


Artigos Relacionados:

2 comentários: