Evitrinne Amor à Saúde: Como verificar o açúcar nos rótulos?

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Como verificar o açúcar nos rótulos?

Uma alimentação saudável requer o consumo de alimentos naturais. Quanto mais natural o alimento for melhor e, como se costuma dizer: Quanto mais longa a vida de um produto, mais curta é a sua. 

Ainda assim, muitas pessoas não conseguem fugir a um ou outro produto embalado. Assim sendo é benéfico saber ler um rótulo. Normalmente, quanto mais garantias prometem na embalagem, menos saudável é o produto. 

O principal jogo que utilizam é o do açúcar vs gordura. As gorduras usadas nos alimentos são praticamente todas más uma vez que usam gorduras trans na preparação dos alimentos, mesmo em alimentos que dizem ser preparados em azeite. Já verifiquei rótulos com esta designação, e realmente a gordura usada não é azeite, apenas tem uma pequena percentagem de azeite: 25% a 35%. Parece que a lei permite que esta percentagem se intitule de azeite. 

Falta-nos verificar o açúcar, e este é o que mais preocupa, uma vez que vem, muitas vezes camuflado por outras designações. 

Então, em vez de confiarmos na publicidade, devemos verificar os rótulos: 



Mais dois conselhos: 
  • Quanto maior a lista de ingredientes de um determinado alimento, menos saudável ele é. Um alimento saudável não tem mais do que 1 a 2 ingredientes, e nenhum deles é o açúcar. 
  • Todos os rótulos que contêm ingredientes com nomes estranhos, sobretudo com a letra E atrás de um nome ou número, não compre. Tratam-se de aditivos prejudiciais à saúde. 
Faça escolhas saudáveis comprando alimentos naturais. Quando assim não for possível, verifique cuidadosamente o rótulo e não confie nas palavras gigantes na frente da embalagem. 


Artigos Relacionados:

Sem comentários:

Enviar um comentário