Evitrinne Amor à Saúde: Interpretar os resultados dos exames médicos

domingo, 4 de janeiro de 2015

Interpretar os resultados dos exames médicos

Todos nós já fizemos exames médicos, e a maioria das vezes é-nos dito que os valores estão normais. Na realidade, se aceitarmos que esse "normal" é mesmo normal, pouquíssimas pessoas estariam doentes. 

Conheço doentes crónicos que vão fazer exames ou análises e os resultados são positivos, o médico revela estar tudo bem. Como está tudo bem se a pessoa tem problemas inegáveis? Infelizmente fomos habituados a aceitar e a confiar no que o médico diz. E o mais problemático é que o próprio médico acredita no que diz, porque assim foi ensinado. 

Compreender como são analisados os exames
A análise dos exames é efectuada, não pelos valores saudáveis que uma pessoa deveria apresentar, mas é efectuada segundo estatísticas. Explicando melhor, se a maioria das pessoas, em média, apresenta valores de chumbo entre 0 e 6, então qualquer pessoa que tenha chumbo entre esses valores é considerada saudável, quando na realidade não deveríamos ter chumbo algum no sangue. 

Como fazer a leitura das análises?
Deixo aqui um vídeo do Dr. Lair Ribeiro que explica muito bem este assunto, e ajuda-nos a fazer a leitura dos nossos próprios exames. Já há algum tempo que o faço. Dou os exames ao médico para ele os ver, mas obrigo-me a verificá-los pessoalmente. 

Artigos Relacionados:

3 comentários: